Esta semana realizou-se, no Porto, a 1.ª Cimeira Nacional do Alojamento Local.
E houve uma ideia que me pareceu particularmente importante.
Não porque tenha sido dita sobre o Algarve.
Mas precisamente porque se aplica muito bem à realidade que temos aqui.
O presidente da CCDR-Norte — Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Álvaro Santos, defendeu que o alojamento local não deve ser analisado isoladamente da habitação, do turismo, da reabilitação urbana e da coesão territorial.
A CCDR é, de forma simples, uma entidade pública regional que acompanha matérias como desenvolvimento regional, ordenamento do território, fundos europeus e articulação de políticas públicas.
E deixou uma ideia que, para mim, resume bem o problema:
Há zonas onde a pressão sobre a habitação é real e precisa de ser gerida.
E há outras onde o problema é precisamente o contrário: casas vazias, pouca população, pouca atividade económica e património degradado.
É aqui que a discussão fica interessante.
O alojamento local não tem o mesmo efeito em todo o lado
Num centro urbano ou numa zona muito procurada, transformar sucessivamente habitações em alojamento turístico pode reduzir a oferta disponível para residentes.
Mas numa aldeia do interior, uma casa vazia há anos pode não estar a competir com ninguém.
Pode estar simplesmente abandonada.
E, nesses casos, a recuperação para alojamento local pode significar investimento, obras, consumo local e utilização de um imóvel que de outra forma continuaria fechado.
Foi precisamente este contraste que Álvaro Santos destacou na cimeira: há territórios onde é necessário gerir pressões e outros onde é preciso criar atividade, recuperar casas, atrair investimento e trazer pessoas.
Não significa que o alojamento local seja sempre a solução.
Nem que nunca cause problemas.
Significa apenas que aplicar a mesma regra a realidades muito diferentes pode produzir resultados igualmente diferentes.
E a lei já permite esta diferenciação
Esta parte é importante porque não estamos a falar apenas de uma ideia para o futuro.
O atual regime jurídico do alojamento local já permite aos municípios criar áreas de contenção e áreas de crescimento sustentável.
Explicando de forma simples:
uma área de contenção é uma zona onde existe uma concentração elevada de alojamento local e o município entende que pode ser necessário limitar ou condicionar novos registos;
uma área de crescimento sustentável é uma zona que ainda não chegou necessariamente a esse nível de pressão, mas que passa a ser acompanhada e monitorizada para evitar uma sobrecarga futura.
Estas áreas podem ser definidas por freguesia, parte de freguesia ou união de freguesias, através de regulamento municipal.
Ou seja:
E, para mim, isso faz mais sentido do que tratar todo um município — ou todo o Algarve — como se fosse uma única realidade.
E é aqui que o Sotavento me parece um bom exemplo
O Sotavento não é um território uniforme.
Tem zonas costeiras e urbanas com forte procura turística e residencial.
E tem, ao mesmo tempo, zonas interiores onde o problema pode ser exatamente o oposto: menor procura, perda de população e património sem utilização.
Por isso, quando se fala em “política para o alojamento local”, eu tenho alguma dificuldade em imaginar uma resposta única para realidades tão diferentes.
Uma regra pensada para uma zona muito pressionada pode fazer sentido aí.
Mas aplicada a uma zona do interior pode retirar um dos poucos incentivos existentes para recuperar um imóvel.
E o contrário também é verdade.
Facilitar indiscriminadamente o alojamento local numa zona onde a habitação permanente já é escassa também pode agravar um problema existente.
É por isso que a diferenciação territorial me parece mais sensata do que uma resposta igual para todos.
E o que é afinal o Livro Branco do Alojamento Local?
Na mesma cimeira foi anunciado o primeiro Livro Branco do Alojamento Local em Portugal.
O nome pode soar mais oficial do que realmente é, por isso vale a pena explicar.
Um Livro Branco é, neste contexto, um documento de estudo e reflexão.
Serve para reunir dados, opiniões, problemas identificados e propostas sobre um determinado setor.
Não é uma lei.
Não cria regras por si só.
E também não é, neste caso, um documento do Governo.
É uma iniciativa da Associação de Alojamento Local do Porto e Norte, que será coordenada pelo economista e ex-ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.
Estão a ser recolhidos contributos de especialistas, instituições, universidades e outros participantes até ao final de 2026.
A publicação está prevista para o segundo trimestre de 2027.
E acho que isso é importante.
Porque o debate sobre alojamento local tem sido muitas vezes reduzido a duas posições:
“é preciso limitar”
ou
“é preciso deixar funcionar”.
Na realidade, o problema é bastante mais complexo.
Então este Livro Branco vai mudar as regras?
Não necessariamente.
O Livro Branco poderá apresentar conclusões e recomendações.
Essas conclusões podem vir a ser consideradas por municípios, associações, Governo ou outros decisores.
Mas não têm força de lei.
Por isso, eu não leria este anúncio como sinal de que estão já a caminho novas restrições ao alojamento local.
O que existe é uma discussão mais estruturada sobre o futuro do setor.
E uma das ideias que está claramente a ganhar espaço é esta:
E o que deve fazer alguém que está a pensar investir?
Para mim, há três perguntas que hoje fazem mais sentido do que perguntar apenas se “o AL dá rentabilidade”.
Primeiro:
qual é a realidade concreta daquele concelho e daquela zona?
Segundo:
existem regras municipais específicas ou alguma área de contenção ou crescimento sustentável?
Terceiro:
o investimento continua a fazer sentido se as regras mudarem?
Esta última é particularmente importante.
Um investimento imobiliário não devia depender de uma única condição regulatória permanecer exatamente igual durante dez ou quinze anos.
Se só funciona enquanto todas as regras se mantiverem como estão hoje, talvez o risco esteja a ser subestimado.
E para quem tem uma casa antiga no interior?
A análise pode ser completamente diferente.
Antes de pensar em alojamento local, eu começaria por perceber:
o imóvel está legalizado?
qual é o uso autorizado?
que obras são necessárias?
há procura turística real naquela zona?
e existem outras utilizações possíveis?
Às vezes recuperar para alojamento local pode fazer sentido.
Outras vezes não.
O importante é não começar uma obra partindo do princípio de que o registo turístico resolverá automaticamente a rentabilidade do imóvel.
O que retiro desta cimeira?
Sobretudo isto:
E acho que isso é positivo.
Porque uma rua no centro de uma cidade turística e uma casa vazia numa aldeia do interior podem estar no mesmo país, mas não têm necessariamente o mesmo problema.
Nem precisam obrigatoriamente da mesma solução.
Talvez a pergunta mais útil já não seja:
“Devemos limitar ou incentivar o alojamento local?”
Talvez seja:
É uma pergunta mais difícil.
Mas provavelmente é também a que pode produzir melhores políticas.
Está a avaliar um imóvel para alojamento local?
Posso ajudá-lo a analisar a localização, o tipo de imóvel, a procura e o enquadramento imobiliário antes de tomar uma decisão. As regras específicas de registo e funcionamento devem ser confirmadas junto do respetivo município para cada caso concreto.
Falar comigoFontes
idealista/news / Lusa — “Alojamento Local deve ter políticas adaptadas aos territórios”, 8 de outubro de 2026.
idealista/news / Lusa — “Primeiro Livro Branco do AL coordenado por ex-ministro Caldeira Cabral”, 8 de outubro de 2026.
Diário da República — Regime jurídico da exploração dos estabelecimentos de alojamento local, artigo 15.º-A, sobre áreas de contenção e áreas de crescimento sustentável.