NOTÍCIA & MERCADO · ALOJAMENTO LOCAL

Bruxelas não vai banir o alojamento local — mas quer definir quando e como pode ser restringido

A proposta europeia não acaba com o alojamento local. Mas cria uma metodologia para futuras restrições — e isso torna o risco regulatório uma variável que quem investe no Algarve deve começar a analisar.

Esta semana, a Comissão Europeia apresentou uma proposta que, mal se conheceram os primeiros detalhes, foi rapidamente resumida por muita gente como “Bruxelas vai proibir o Airbnb”.

Não é isso que está em cima da mesa.

E vale a pena perceber exatamente o que muda, porque para quem tem — ou pensa vir a ter — alojamento local no Algarve, os detalhes interessam muito mais do que o título da notícia.

Bruxelas não propõe uma proibição. Propõe uma régua.

A ideia central é esta: as autoridades locais poderão vir a adotar restrições ao alojamento de curta duração quando consigam demonstrar, com dados objetivos, que determinada zona está sob pressão habitacional relevante e que o alojamento local contribuiu de forma significativa para essa pressão.

A proposta introduz critérios estatísticos para essa análise.

Um dos critérios é comparar quanto custa comprar uma casa com aquilo que as famílias dessa zona ganham.

Por exemplo: se o preço médio de uma casa corresponder a cerca de 8 anos de rendimento anual de uma família, essa zona pode já ser considerada sob forte pressão habitacional — sobretudo se essa relação tiver piorado ao longo dos últimos anos.

Se chegar a 10 anos de rendimento, a pressão é considerada tão elevada que já não é necessário provar da mesma forma que o problema se agravou na última década.

Dito de forma simples: quanto mais distante estiver o preço das casas daquilo que as famílias locais conseguem ganhar, maior é a probabilidade de a zona ser considerada pressionada.

Isto não significa que uma casa tenha de custar exatamente oito vezes o rendimento de uma família concreta. É um indicador estatístico usado para perceber se, naquela zona, a habitação se tornou demasiado cara face aos rendimentos locais.

Mas não basta olhar para um único número.

A análise deverá considerar também fatores como população, procura, oferta habitacional e a persistência do problema.

Ou seja: uma restrição futura terá de ser justificada. Não poderá assentar apenas na ideia genérica de que “há demasiado alojamento local”.

A zona concreta passa a importar mais do que nunca

Este é, para mim, um dos aspetos mais relevantes da proposta.

A unidade de análise não tem necessariamente de ser um concelho inteiro.

Pode ser um município, uma área metropolitana, uma zona rural ou até apenas uma parte dessas áreas, desde que existam dados suficientes para justificar essa delimitação.

Isto significa que, no Algarve, deixa de fazer sentido pensar apenas em “Albufeira”, “Olhão” ou “Tavira” como blocos homogéneos.

Uma zona muito pressionada dentro de um concelho pode ter uma realidade completamente diferente de outra zona a poucos quilómetros.

E é precisamente por isso que, para quem compra com intenção de explorar em alojamento local, o risco regulatório passa a ter de ser analisado quase da mesma forma que analisamos localização, rentabilidade ou estado do imóvel.

Quem já tem alojamento local fica automaticamente protegido?

Não colocaria a questão nesses termos.

A proposta contém salvaguardas para situações já existentes e exige mecanismos de transição adequados quando uma medida venha a afetar atividades legais em curso.

Mas isso não significa que todas as licenças atuais fiquem automaticamente imunes a qualquer futura alteração.

Também existe uma regra importante para medidas ligadas à aquisição do imóvel: essas condições só poderão aplicar-se a imóveis adquiridos depois de a medida entrar em vigor.

São detalhes relevantes, mas ainda estamos perante uma proposta legislativa.

Por isso, eu evitaria duas reações extremas.

A primeira é o alarmismo: vender ou abandonar um alojamento local ativo apenas porque apareceu esta notícia.

A segunda é o excesso de confiança: assumir que uma licença atual estará sempre protegida independentemente da evolução das regras.

Neste momento, nenhuma das duas posições me parece prudente.

O alvo está mais próximo da atividade comercial em escala

A proposta europeia dá especial atenção a situações em que o alojamento de curta duração assume dimensão, frequência ou caráter comercial suficientemente relevantes para retirar habitação ao mercado residencial.

Entre os critérios que podem ser considerados estão o número de imóveis explorados pelo mesmo anfitrião e a frequência da atividade.

Há ainda uma distinção importante: quando o fundamento da restrição é a pressão habitacional, a proposta protege de forma diferente o alojamento feito na residência principal do próprio anfitrião.

Na prática, Bruxelas está a tentar distinguir entre alguém que arrenda ocasionalmente a própria casa e uma operação com várias unidades orientada de forma permanente para o mercado turístico.

O que isto significa para quem está a pensar comprar no Algarve?

Significa, acima de tudo, que a pergunta já não deve ser apenas:

“Quanto posso ganhar por ano com este alojamento local?”

Eu acrescentaria outra:

“Se esta zona vier a ser classificada como estando sob pressão habitacional, este investimento continua a fazer sentido?”

É uma pergunta simples, mas muda a análise.

Porque um investimento em alojamento local não depende apenas da ocupação, do preço médio por noite ou da distância à praia.

Depende também da estabilidade regulatória daquela zona.

E esse risco não será necessariamente igual em todo o Algarve.

Hoje, algumas zonas apresentam maior concentração turística, maior pressão sobre a habitação e maior intensidade de alojamento local do que outras.

Isso não significa que possamos prever quais câmaras irão restringir, quando o farão ou em que áreas.

Significa apenas que esse risco deve começar a fazer parte da decisão de investimento.

Não há motivo para decisões precipitadas

Outro ponto importante: esta proposta ainda não é lei definitiva.

Terá de passar pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho, e só depois existirá um texto final aplicável.

Mesmo depois disso, qualquer medida concreta dependerá da decisão da autoridade local competente e da demonstração de que estão preenchidos os critérios previstos.

Por isso, não vejo qualquer razão para entrar numa lógica de “comprar antes que feche” ou “vender antes que proíbam”.

Vejo, isso sim, uma boa razão para começar a incluir o risco regulatório local na análise de qualquer investimento em alojamento de curta duração.

Para mim, esta é a verdadeira mudança

Até agora, muitos investidores avaliavam o alojamento local sobretudo através de cinco perguntas:

  1. Quanto custa o imóvel?
  2. Quanto consigo cobrar por noite?
  3. Que ocupação posso esperar?
  4. Quais são os custos?
  5. Qual é a rentabilidade líquida?

A partir daqui, acrescentaria uma sexta:

Qual é o risco regulatório desta zona?

Não porque Bruxelas tenha decidido acabar com o alojamento local.

Precisamente porque não decidiu.

Decidiu antes propor uma metodologia para que futuras restrições tenham de ser justificadas com dados.

E para quem investe, isso significa que já não basta perceber o imóvel.

É preciso perceber também a zona.

Está a pensar comprar para alojamento local no Algarve?

Antes de decidir, posso ajudá-lo a analisar não apenas o imóvel e a rentabilidade esperada, mas também a localização, a procura e o risco regulatório da zona.

Falar comigo sobre um investimento
Quem compra hoje a pensar em arrendamento de curta duração no Algarve devia começar a fazer esta pergunta agora — não quando surgir a primeira restrição local.

Leituras relacionadas

Preços a subir, rendas a subir, Algarve em máximos: o que isto muda para si, hoje

“O Algarve” não existe — e as médias podem enganar mais do que ajudam

Conhecer todos os imóveis disponíveis →

Fontes consultadas

NEWS & MARKET · SHORT-TERM RENTALS

Brussels is not banning short-term rentals — but wants to define when and how they may be restricted

The European proposal does not end short-term rentals. But it creates a methodology for future restrictions — making regulatory risk something Algarve investors should start analysing.

This week, the European Commission presented a proposal that was quickly reduced in many discussions to: “Brussels is going to ban Airbnb”.

That is not what is on the table.

And it is worth understanding what is actually being proposed, because for anyone who owns — or is considering buying — a short-term rental property in the Algarve, the details matter far more than the headline.

Brussels is not proposing a ban. It is proposing a framework.

The central idea is that local authorities may be able to introduce restrictions on short-term rentals when they can demonstrate, using objective data, that a specific area is under significant housing pressure and that short-term rentals have contributed materially to that pressure.

The proposal introduces statistical criteria for that assessment.

One of the criteria is to compare how much homes cost with what households in that area earn.

For example, if the average price of a home is equivalent to around eight years of a household's annual income, that area may already be considered to be under strong housing pressure — especially if the gap has worsened over recent years.

If the ratio reaches ten years of income, the pressure is considered so high that the same historical worsening does not need to be demonstrated in the same way.

Put simply: the further house prices move away from what local households can reasonably earn, the greater the likelihood that the area will be considered under pressure.

This does not mean that an individual home must cost exactly eight times one specific family's income. It is a statistical indicator used to assess whether housing in that area has become too expensive relative to local incomes.

But the decision cannot be based on one number alone.

The assessment must also consider factors such as population, housing demand, housing supply and the persistence of the problem.

In other words: a future restriction would have to be justified. It could not simply be based on the vague idea that “there are too many short-term rentals”.

The specific area matters more than ever

This is, in my view, one of the most important parts of the proposal.

The unit of analysis does not necessarily have to be an entire municipality.

It may be a municipality, a metropolitan area, a rural area or even only part of any of those areas, provided there is sufficient data to justify the boundary.

That means it becomes increasingly unhelpful to think of “Albufeira”, “Olhão” or “Tavira” as homogeneous blocks.

A highly pressured neighbourhood within one municipality may have a completely different reality from another area only a few kilometres away.

For anyone buying with short-term rental in mind, regulatory risk therefore needs to be analysed almost in the same way as location, yield or the physical condition of the property.

Are existing short-term rentals automatically protected?

I would not put it that way.

The proposal contains safeguards for existing lawful situations and requires appropriate transitional arrangements where a measure may affect activities already in place.

But that does not mean every existing licence would automatically be immune from any future change.

There is also an important rule for measures linked to the acquisition of the property: such conditions could only apply to properties acquired after the measure entered into force.

These details matter, but we are still dealing with a legislative proposal.

So I would avoid two extreme reactions.

The first is alarmism: selling or abandoning an existing short-term rental simply because this proposal appeared.

The second is overconfidence: assuming an existing licence will always remain protected regardless of future regulation.

At this stage, neither position seems prudent.

The focus is closer to commercial activity at scale

The European proposal pays particular attention to situations where short-term rental activity reaches a scale, frequency or commercial character that is more likely to remove housing from the residential market.

Relevant criteria may include the number of properties operated by the same host and the frequency of the activity.

There is another important distinction: where the justification is housing pressure, the proposal treats short-term rental of the host’s own primary residence differently.

In practical terms, Brussels is trying to distinguish between someone occasionally renting their own home and a multi-unit business operating permanently in the tourist market.

What does this mean for someone considering buying in the Algarve?

Above all, the question should no longer be only:

“How much can I earn each year from this short-term rental?”

I would add another:

“If this area is eventually classified as being under housing pressure, does this investment still make sense?”

It is a simple question, but it changes the analysis.

A short-term rental investment does not depend only on occupancy, nightly rates or distance from the beach.

It also depends on the regulatory stability of the location.

And that risk will not necessarily be the same throughout the Algarve.

Some areas currently have a higher concentration of tourism, stronger housing pressure and greater short-term rental intensity than others.

That does not mean we can predict which municipalities will act, when they will do so or which areas they may target.

It simply means that regulatory risk should now form part of the investment decision.

There is no reason for rushed decisions

This proposal is not yet final law.

It still has to go through the European Parliament and the Council before a final text exists.

Even after that, any specific local measure would depend on a decision by the competent authority and on demonstrating that the relevant criteria have been met.

So I see no reason for a “buy before it closes” or “sell before it is banned” mentality.

What I do see is a good reason to start incorporating local regulatory risk into the analysis of any short-term rental investment.

For me, this is the real change

Until now, many investors assessed a short-term rental through five questions:

  1. How much does the property cost?
  2. What nightly rate can I charge?
  3. What occupancy can I expect?
  4. What are the costs?
  5. What is the net return?

From now on, I would add a sixth:

What is the regulatory risk in this area?

Not because Brussels has decided to end short-term rentals.

Precisely because it has not.

It has instead proposed a methodology under which future restrictions would have to be supported by data.

And for investors, that means it is no longer enough to understand the property.

You also need to understand the area.

Considering buying for short-term rental in the Algarve?

I can help you assess not only the property and its expected return, but also the location, demand and regulatory risk of the area.

Talk to me about an investment
Anyone buying today with short-term rental in mind should start asking this question now — not when the first local restriction appears.

Related reading

Prices rising, rents rising, Algarve at record highs: what this changes for you today

“The Algarve” does not exist — and averages can mislead more than they help

View all available properties →

Sources

↗