Finalmente temos os números. Depois de o Regime Simplificado de Arrendamento Acessível — RSAA — ter começado a produzir efeitos em setembro, faltava uma informação essencial para qualquer proprietário perceber se fazia sentido aderir: qual é, afinal, a renda máxima permitida?
A Portaria n.º 454/2026/1, de 13 de outubro, veio definir os limites por município e tipologia. Mas, olhando para alguns destes valores, a minha primeira reação não foi apenas fazer contas ao benefício fiscal. Foi perguntar até que ponto estes tetos vão exigir rendas verdadeiramente mais acessíveis.
Alcoutim: 814 € para um T2
Nos concelhos do Sotavento algarvio, os limites para um T2 mostram diferenças que merecem atenção:
- Tavira: 868 €;
- Vila Real de Santo António: 866 €;
- Alcoutim: 814 €;
- Olhão e Castro Marim: 671 €;
- São Brás de Alportel: 526 €.
O caso de Alcoutim é o que mais me custa compreender. Um teto de 814 € coloca o concelho apenas 54 € abaixo de Tavira e 52 € abaixo de Vila Real de Santo António, mas 143 € acima de Olhão e Castro Marim.
É uma leitura minha sobre o mercado local. Não é uma demonstração de que o cálculo está errado. Mas olhar para estes valores e assumir que refletem mercados comparáveis seria, para mim, ignorar diferenças evidentes entre os concelhos.
Uma fórmula pode estar correta e produzir um resultado pouco convincente
A portaria indica que os limites têm por base 80% da mediana das rendas do INE por concelho, podendo ainda considerar características como estacionamento e eficiência energética.
Portanto, o valor não foi simplesmente escolhido ao acaso. Ainda assim, conhecer a base de cálculo não equivale a perceber em detalhe como se chegou ao resultado de cada concelho.
Num mercado pequeno, é legítimo perguntar se a dimensão e a composição dos dados ajudam a explicar um resultado surpreendente. Mas não sabemos se foi isso que aconteceu em Alcoutim. Não apresentaria a hipótese de um ou dois contratos atípicos como uma causa demonstrada.
Gostava de ver os dados e o cálculo concreto que sustentam este valor. Até lá, mantenho a minha opinião: o teto parece-me excessivo para a realidade local.
O teto não é a renda que o mercado consegue pagar
Há uma distinção essencial: um limite de 814 € não significa que um T2 em Alcoutim consiga ser arrendado por 814 € por mês.
Significa que esse é o teto administrativo indicado para aquela tipologia e município no regime. A renda de um imóvel concreto depende da localização, do estado, das características da casa e da procura efetiva.
O facto de o regime permitir determinado valor não cria um inquilino disposto a pagá-lo.
E se alguns senhorios quase não tiverem de baixar a renda?
Esta é, para mim, a questão mais interessante. O RSAA permite que contratos que cumpram as condições legais beneficiem de isenção de IRS ou IRC sobre os rendimentos prediais. A ideia é incentivar uma oferta de arrendamento com rendas inferiores às de mercado.
Mas, se o limite ficar muito próximo da renda que um proprietário já conseguiria praticar no mercado livre, o esforço necessário para aderir torna-se pequeno.
Olhando para alguns destes valores, fico com a sensação de que haverá senhorios que não terão de baixar praticamente nada para entrar no regime. Em alguns concelhos, uma fatia significativa das rendas poderá já caber nestes limites.
É uma hipótese que os valores me levam a colocar. Não temos aqui dados que permitam dizer que quase todos os contratos estão abrangidos. E cumprir o teto da renda não dispensa o cumprimento das restantes condições do RSAA.
Ainda assim, a pergunta merece ser feita: se o Estado concede um benefício fiscal, qual é a redução efetiva da renda que consegue em contrapartida?
Para o proprietário, a conta é ao rendimento líquido
Um senhorio que já pratica uma renda próxima do teto pode encontrar no regime uma opção interessante. Outro, cujo imóvel consiga uma renda muito superior, terá de comparar a redução da receita com o benefício fiscal e as condições do contrato.
Não concluiria apenas pelo nome do concelho que compensa ou deixa de compensar. Importa comparar a renda realisticamente alcançável, os impostos, os custos, a duração do contrato e o risco que o proprietário aceita.
E também não assumiria que estes limites, por si só, vão convencer quem explora arrendamento turístico a mudar de estratégia. Essa decisão exige contas próprias para cada imóvel.
A plataforma Investir-Arrendar já foi lançada
Há entretanto uma atualização relevante: o IHRU lançou a plataforma Investir-Arrendar a 14 de outubro, reunindo procedimentos relativos ao RSAA e aos Contratos de Investimento para Arrendamento.
Já existe, portanto, uma plataforma oficial para submeter contratos e consultar os limites aplicáveis. Quem pondera aderir deve consultar os procedimentos e confirmar as condições do seu contrato antes de contar com a isenção.
Acessível para quem?
Ter os limites publicados é um avanço: finalmente é possível fazer contas com uma variável essencial definida.
Mas publicar números não encerra a discussão. No caso de Alcoutim, continuo a achar o valor de 814 € para um T2 desajustado. E, olhando para o conjunto, interessa-me perceber se o incentivo fiscal vai traduzir-se numa redução relevante das rendas ou se, em certos mercados, vai sobretudo beneficiar contratos que já caberiam nos limites.
Fontes e enquadramento
- Portaria n.º 454/2026/1, de 13 de outubro — limites de renda do RSAA.
- IHRU / Portal da Habitação — enquadramento do RSAA e lançamento da plataforma Investir-Arrendar em 14 de outubro de 2026.
Artigo de opinião. As apreciações sobre o ajustamento dos tetos ao mercado e a possível abrangência do regime são leituras da autora.
